sexta-feira, 30 de outubro de 2009

CONVITE: SESSÃO DE LEITURAS E VÍDEOS DO DESACORDO ORTOGRÁFICO


Neste domingo, 1º de novembro, às 19h, Marcelino Freire, Altair Martins, Reginaldo Pujol Filho, Rodrigo Rosp, Antônio Xerxenesky, Luciana Thomé e mais uma turma vão se encontrar no bar A Toca (Lima e Silva, ), na Cidade Baixa, em Porto Alegre.

O objetivo: ler trechos do Desacordo e gravar tudo em vídeo pra colocar aqui nesse blogue. E TODO MUNDO PODE PARTICIPAR. O microfone estará aberto para quem quiser se aventurar a gravar um vídeo. Isso, vem gravar um trecho você também.

Então é isso: estão todos convidados pra tomar umas cervejas, ler trechos do Desacordo e gravar novos vídeos aqui pro blogue. Aparece.


RODRIGO ROSP LÊ ALTAIR MARTINS

E como é que ele ia ficar de fora desse espaço? Rodrigo Rosp, não-editor, autor de A virgem que não conhecia Picasso e Fora do lugar (lançamento logo, logo) e um dos primeiros incentivadores do Desacordo Ortográfico está aqui. Claro que está. Veio apresentar um trecho de Enquanto água, do brasileiro Altair Martins, que já leu o Marcelino Freire aqui. Confere aí o Rosp.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

LUCIANA THOMÉ LÊ LUANDINO VIEIRA

E os não-editores continuam soltando a voz. Agora é a Luciana Thomé quem vem fazer uma leitura. O trecho é de Mulôji a kolombolo mata, do angolano Luandino Vieira, dito por muitos como o Guimarães Rosa angolano. Eu prefiro dizer que é o Luandino Vieira da língua portuguesa. Pois bem, confiram a Luciana, o Luandino e seu texto.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ANTÔNIO XERXENESKY LÊ CARDOSO

Pois os não-editores, essa gente sem a qual o Desacordo Ortográfico seria só mais uma idéia a realizar, pois eles não poderiam estar de fora desse espaço aqui. E não estarão. Eis Antônio Xerxenesky, não-editor e autor do Areia nos dentes, aqui na pele de leitor. Está lendo um trecho de O mistério dos cachecóis matutinos do Cardoso, de quem já se falou aqui. Vejamos se o Antônio é um bom não-leitor:


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

MARIA VALÉRIA REZENDE LÊ ROGÉRIO MANJATE

Quem já leu Maria Valéria Rezende sabe das belezas das vozes dos personagens dela. Mas agora essa brasileira de Santos, radicada na Paraíba, autora de maravilhas em conto e romance, vem mostrar a beleza da sua própria voz. Valéria está lendo um trecho de Jorogina e o mar, banho de linguagem do Rogério Manjate. Manjate que é uma voz de Maputo, em Moçambique. Voz que não se prende apenas aos seus ótimos contos, fluídos, musicais, mas que se espalha pelo cinema e pelo teatro também. Bem, já se escreveu demais. Assistam a esse bonito encontro de vozes.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

LUIS FILIPE CRISTÓVÃO LÊ GONÇALO M. TAVARES

Mais um vídeo, mais um trecho do Desacordo Ortográfico. O leitor, dessa vez, é o já lido e apresentado Luis Filipe Cristóvão. Pois o Luis Filipe apresenta pra gente um trecho de Três sonhos de Calvino, do Gonçalo M. Tavares. O Gonçalo que é nascido em Angola e vive em Portugal e, sem dúvida, é o cara. É tanto pra se dizer dizer dele. O Saramago, por exemplo, já falou que o Gonçalo "não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater!" Bom, vê se concorda com o Saramago.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

REGINALDO PUJOL FILHO LÊ LUIS FILIPE CRISTÓVÃO

Reginaldo é o organizador do Desacordo Ortográfico, além de um dos autores lançados pela Não Editora. Aqui ele está lendo um trecho do poema Para uma política do real de Luis Filipe Cristóvão. O Luis Filipe é português de Torres Vedras e é uma descoberta. Ainda não tem nada editado no Brasil, mas deveria. Tem uma voz própria para fazer poesia com a rotina, com sua visão de Portugal ou com a própria literatura. Dá uma olhada: