quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ALTAIR MARTINS LÊ MARCELINO FREIRE

Mais um vídeo. O Altair Martins é brasileiro, de Porto Alegre, e tem textos de profunda sensibilidade no conteúdo, sem dúvida, mas especialmente na forma das suas frases, dos seus narradores. Ele ganhou neste ano o Prêmio SP de Literatura na categoria estreante. E aqui está lendo um trecho do texto do Marcelino (sobre quem já foi falado aqui) que integra o Desacordo. O nome do texto é Tentando entender. Vê se consegue.



terça-feira, 29 de setembro de 2009

VOCÊ LÊ LUANDINO VIEIRA

Pois é, não tem vídeo, mas essas palavras falam mais do que mil imagens:
Luandino Vieira, nascido em Portugal em 1935, angolano desde 1938 e um dos grandes inventores da língua portuguesa, comparado por muitos a Guimarães Rosa, acaba de confirmar participação no Desacordo Ortográfico. Já mandou um texto que, nas sua palavras, "É como se fosse um poema". Você vai ler no livro e tirar suas conclusões. Bem-vindo, Luandino.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PATRÍCIA REIS LÊ ONDJAKI

A Patrícia Reis já foi brevemente apresentada aqui. O Ondjaki também. Só o que não foi apresentado ainda é esta leitura da Patrícia de O cheiro do mundo, o conto do Ondjaki que está no Desacordo Ortográfico. Bom vídeo.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

MARCELINO FREIRE LÊ PEPETELA

O Marcelino Freire veio lá de Sertânia, no interior de Pernambuco. É um contista com uma linguagem muito dele, impossível ler o Marcelino e não reconhecer o Marcelino. Já ganhou um Jabuti e está concorrendo em 2009 há mais um. Mas aqui o Marcelino está lendo um conto do Pepetela. Pepetela, angolano de Benguela, é um grande romancista. Capaz de trabalhar com os mais variados gêneros e vozes na sua obra, não tem muito contos publicados. Mas a leitura do Marcelino aqui vai mostrar que deveria ter.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ONDJAKI LÊ PATRÍCIA REIS

Bueno, vamos com mais um vídeo. O leitor é o Ondjaki, escritor angolano dos mais variados modos de escrever, vai de vozes infantis até a poesia com a maior naturalidade. Aqui ele lê um trecho de Fúria, conto da Patrícia Reis. A Patrícia é portuguesa, jornalista, escritora, casada e mãe de dois rapazes, como ela diz. Mas também é a dona de uma prosa delicada, com um sotaque dela, de palavras tão bem colocadas. Bom, vejam no vídeo.


CARDOSO LÊ XICO SÁ

O Cardoso é brasileiro, de Porto Alegre, e o cara que inventou o COL - Cardoso On Line. E também é um escritor com um jeitão todo dele de escrever (fora um monte de outras coisas que ele inventa). E aqui ele está lendo um trecho do conto do Xico Sá que está no Desacordo. Xico Sá que é brasileiro, do Ceará jornalista, colunista e escritor bilingüe, porque é um dos participantes de primeira hora do movimento do portunhol selvagem. Confere aí.


terça-feira, 22 de setembro de 2009

DESACORDO ORTOGRÁFICO

Este blogue, como o nome deixa entender, vem provocar o Acordo Ortográfico. Mas, ao contrário do que pode dar a entender, não vem lutar contra o Acordo. Esse espaço tem coisa mais importante a fazer. Vai divulgar o DESACORDO ORTOGRÁFICO. Uma antologia de textos que valorizam a diferença na língua portuguesa. Um livro que reúne autores que, em vez de escrever no bom português, preferiram adotar os seus ótimos, estranhos, lindos portugueses. Aqui você vai encontrar vídeos de divulgação do Desacordo, um pouco sobre os autores e novidades que acontecerem até o lançamento em novembro de 2009.